Apresentação gratuita acontece no sábado (29/10). Na sexta (28/10), a praça da Estação das Artes receberá o reggae do coletivo Dub Foundation Sound System

Foto: Eduardo Abreu

Já se vão mais de cinco anos de saudade de Belchior (1946-2017), mas as canções do cearense seguem sendo revisitadas por antigos companheiros e jovens artistas, tais como a própria filha caçula do cantor, Vannick. Nesta quarta-feira (26), o poeta sobralense completaria 76 anos e, em homenagem, ela fará uma apresentação na Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult – CE), com gestão em parceria com o Instituto Mirante, e que também carrega este sobrenome.

Ligada desde cedo à música, Vannick formou-se em Direito, mas decidiu seguir a carreira musical em 2021, incentivada pelo músico Tarcísio Sardinha, parceiro musical de seu pai. Por meio da voz, ela vem dando continuidade ao vasto legado do artista. Com o show “Das coisas que aprendi nos discos”, traz interpretações inovadoras de canções famosas, a exemplo de “Paralelas”, “A palo seco” e “Como nossos pais”. Em agosto, lançou o primeiro EP com seis canções de Belchior, e no dia 29/10, das 19h às 20h, participará da programação “Estação Belchior – Coração Selvagem”, com o violonista Lu D’Sosa.

Antes, a partir das 17h, o DJ Alan Morais tocará alguns discos de Belchior e músicas dele interpretadas por outros artistas, incluindo os colegas do Pessoal do Ceará, com quem iniciou a carreira. A atividade terá capacidade para 1.000 pessoas e serão distribuídas pulseiras gratuitamente a partir das 17h, apenas uma por participante.

Completa a programação especial o relançamento e a venda do livro “Para Belchior com Amor”, organizado por Ricardo Kelmer e Alan Mendonça. Lançado em 2016, a obra chega à sua terceira edição enriquecida com ilustrações e novos autores, com mais contos, crônicas e cartas inspirados em canções do sobralense. O livro traz 24 textos de 23 autores cearenses, e conta com a participação especial de Vannick. Ao todo, serão 100 obras vendidas a R$30.

Não vai faltar a tradicional feira gastronômica do Mercado AlimentaCE e a visitação à exposição “Legado dos Mestres”. Ela segue na Gare e na Plataforma, com fotos gigantes dos mestres da cultura cearense ainda vivos, uma singela homenagem aos que já se foram, além de vídeos e objetos pessoais da lida cotidiana que resgatam a importância de 106 mestres de várias regiões do Ceará.

Reggae na praça e domingo de eleições

Outra novidade deste fim de semana na Estação das Artes é que o funcionamento do domingo estará suspenso, em virtude do segundo turno das eleições, mas a Praça vai receber na sexta-feira (28/10), das 17h às 21h, a primeira atividade cultural promovida pelo equipamento depois da inauguração.

Com o intuito de fomentar a cultura reggae sound system e dialogar com o entorno e a juventude do território onde está inserida a Estação das Artes, o Coletivo Dub Foundation Sound System realizará o “Dub na Estação”. O coletivo é pioneiro no Ceará nesse segmento e já ajudou a formar e construir diversas outras equipes de sounds e festivais ligados à cultura reggae, ocupando os mais diversos bairros, equipamentos e praças de Fortaleza.

A proposta agora é fazer da Praça da Estação das Artes uma grande celebração de retorno pós-pandemia, daqueles que tem como histórico e missão cultivar e propagar as mensagens da música jamaicana. Vale ressaltar que, na ocasião, o Complexo não estará aberto à visitação do público, sendo a logística do evento toda concentrada na área externa.

Serviço

Fim de semana na Estação das Artes

Sexta
Dia 28/10, das 17h às 21h

Sábado
Dia 29/10, das 17h às 20h

Domingo
Dia 30/10
Atividades suspensas devido ao segundo turno das Eleições 2022.

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro.

* Eventos gratuitos e abertos ao público.

* Na sexta, a programação acontece na praça e o equipamento não estará aberto à visitação.

* No sábado, o evento terá capacidade para 1.000 pessoas, com pulseiras distribuídas gratuitamente a partir das 17h, uma por participante.

* É proibida a entrada no equipamento com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

* Recomenda-se o uso de máscara e a vacinação contra a Covid-19 completa.

Mais informações: @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação completa

Sexta (28/10)
Horário: 17h às 21h

Dub na Estação

– Coletivo Dub Foundation Sound System

Sábado (29/10)
Horário: 17h às 20h

– DJ Alan Morais
– Show de Vannick Belchior
– Lançamento e venda do livro “Para Belchior com Amor”
– Feira gastronômica do Mercado AlimentaCE
– Exposição “Legado dos Mestres”

 

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.