De 6 a 9 de julho, a programação da Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) – traz atividades especiais para o período de férias escolares. Entre os destaques, novos Percursos Entrelaçados, uma visita em Libras e a segunda edição da oficina Ateliê Criança Cria.
Em cartaz, as exposições “Se Arar”, “No Lápis da Vida não tem Borracha” e “Amar Se Aprende Amando” seguem abertas à visitação do público de quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h. O acesso é gratuito.
VISITAS MEDIADAS
Na quinta (06), a partir das 16h, a Pinacoteca realiza a visita mediada “Percursos Entrelaçados: Tramas da Permanência”. A edição é um convite à reflexão sobre os silenciamentos, ausências e ocultações em nossa história. A partir de obras das exposições “Se Arar” e “Amar Se Aprende Amando”, o público é chamado a conhecer narrativas que reafirmam a presença e a contribuição da população negra na construção do País. As inscrições são por ordem de chegada.
Já no sábado (08), a experiência “Visita em Libras: Programa de ações formativas acessíveis” levará os visitantes pelas exposições da mostra “Bonito pra chover” com mediação apenas na Língua Brasileira de Sinais. As inscrições também serão por ordem de chegada e o percurso inicia às 16h.
ATELIÊ CRIANÇA CRIA: PINTURAS FANTÁSTICAS
No domingo (9), a Pinacoteca realiza o “Ateliê Criança Cria: Pinturas fantásticas”, que acontecerá em duas edições. Pela manhã, das 10h às 11h, e pela tarde, 15h às 16h. O programa Criança Cria busca proporcionar um espaço em que a criança e seus familiares tenham um momento de fruição e de experiências sensoriais. No ateliê da Pinacoteca, a oficina com pintura vai incentivar o contato com a arte de forma lúdica e divertida, por meio de atividades que estimulam o corpo e a criação.
SOBRE A PINACOTECA
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 6 a 9 de julho
> Quinta-feira, 6.07
Percursos Entrelaçados: Tramas da Permanência
16h às 17h
Onde: Pavilhões expositivos “Se Arar” e “Amar Se Aprende Amando”
Classificação Indicativa: Livre
> Sábado, 7.07
Visita em Libras: Programa de ações formativas acessíveis
16h às 17h
Onde: Mostra “Bonito Pra Chover”
Classificação Indicativa: Livre
> Domingo, 9.07
Ateliê Criança Cria: Pinturas fantásticas
Duas edições: 10h às 11h | 15h às 16h
Onde:Ateliê
Classificação Indicativa: Livre
> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis
Exposições em cartaz:
Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando”. Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.